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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pregação para Culto de Crianças

PREGAÇÃO PARA CRIANÇAS

Título: Quem é Jesus


Texto base: Mateus 16.13-17


Ensino principal: Quem anda com Jesus sabe quem ele é e porque o serve. Ele te conhece muito bem e quer que você o conheça também


Verso para memorizar: Mateus 16.16b


“O Senhor é o Messias, o Filho do Deus Vivo”





Esboço


Introdução: Quem é Jesus? Você é capaz de responder a essa pergunta? VISUAL 1




Nós ouvimos falar muitas coisas sobre Jesus... como por exemplo...


Música: Jesus andou por toda parte fazendo o bem... VISUAL 2 – cântico visualizado







Jesus havia alimentado outra multidão, multiplicando sete pães e alguns peixinhos e algum tempo depois disso...



V. 13 – Jesus e seus discípulos foram para Cesaréia de Felipe.


V. 13 – Jesus queria saber dos discípulos o que a multidão andava dizendo ao seu respeito. VISUAL 3






Que grande amor o de Jesus pelas pessoas. Ele tem interesse em que o conheçam melhor assim como ele tinha interesse que aquela multidão o conhecesse...



V. 14 – Os discípulos responderam que a multidão o comparava a um profeta. 


Costumamos ouvir e falar tantas coisas sobre Jesus, mas só que de forma tão superficial e distante... por que há algo que nos impede de conhecer e nos aproximarmos de Jesus de verdade – é o pecado – aquela multidão não conhecia a Jesus.



V.15 – Agora, Jesus queria saber o que os discípulos pensavam a seu respeito. 
VISUAL 4





Jesus deseja ter um relacionamento profundo contigo, Ele te conhece muito bem e quer que você o conheça também, mas para isso você precisa andar com Ele, bem pertinho, como Pai e filho.Como? 


A Palavra de Deus diz: (João 1.12) Mas a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem em seu nome.

Os discípulos andavam com Jesus...



V. 16 – Pedro respondeu: Tú és o Messias, Filho do Deus Vivo. CLÍMAX e o VISUAL 5 - versículo visualizado





Pedro andava com Jesus...


Pedro naquele momento reconheceu quem era Jesus através do Deus Pai, e descobriu verdadeiramente porque ele seguia a Jesus.


V.17 – Jesus afirmou a Pedro que ele era feliz pois aquela revelação tinha sido dada por Deus Pai e não por homens. CONCLUSÃO


As pessoas falam muitas coisas sobre Jesus, sem nem mesmo o conhecerem. Costumam falar muitas bobagens, muitas mentiras. Somente Deus nos pode revelar quem é Jesus, se andarmos com Ele e obedecermos a sua Palavra.


APELO: Você que ainda não conhece a Jesus como Salvador, creia nEle, diga não ao pecado e o receba nesta hora em seu coração tornando-se Filho dEle.


Você que já conhece a Jesus, permaneça firme andando com Ele, cada vez mais próximos, como amigos... (João 15.15b) Jesus lhes diz: “Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido"Essa amizade é para toda a vida, incluindo a eternidade.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Dinâmica para Ensinar obediência

Professora, comece este momento escolhendo uma criança. Mostre para a turma um objeto, pode ser o caderno de oração, uma caneca, o apagador do quadro etc. Diga que você esconderá o objeto, e que a criança escolhida deverá encontrá-lo através das dicas que a turma dará através do som de palmas. Quando a criança escolhida estiver próxima ao objeto, as palmas deverão ser rápidas e fortes; quando estiver distante dele, as palmas deverão ser lentas e fracas.
Professora, peça que a criança vire para a parede e a educadora auxiliar deverá tampar os olhos dela enquanto você estiver escondendo o objeto. Depois diga a ela para procurar o objeto; enquanto isso, a turma deverá bater palma, indicando a localização do objeto conforme combinado anteriormente. Espere até a criança encontrar o objeto, depois conclua dizendo: Viram só amiguinhos, a... só conseguiu descobrir
onde o objeto estava porque se orientou através das palmas. Na nossa vida com Deus também é assim, se nós seguirmos a orientação dada por Ele através da Sua Palavra, seremos grandemente abençoados.Quem aqui deseja ser obediente “eu”.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

José o sonhador

Separe sua turma em 3 equipes para que eles possam defender a historia de José
Grupo 1 defendera os Pais de José, como: contando sobre o sofrimento que eles passaram ao pensar ter perdido seu filho mais novo
Grupo 2 defendera os irmãos de José, como: contando se realmente eles acham que foi necessário o sofrimento pelo qual ele fizeram José passar
Grupo 3 defendera José , como: mostrando tudo de bom e ruim que ele passo e se teve alguma recompensa no fim da historia .

Atividade baseada em Gêneses 37

O que você parace pra mim?

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos
de apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado
grupo.

Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever
no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica
(em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir
nesta dinâmica.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Perdão - dinâmica

DINÂMICA: PERDÃO

Faça um circulo em volta do balde, comece pelo professor, que pede perdão por algo que tem feito, mas que esta arrependido e não fará mais, depois estoura o saquinho dentro do balde, assim será um por um, tem que ser com oração e quebrantamento, depois de todos terem feito, e ouvido o professor pega o balde e pergunta se alguém quer tomar aquela água, é claro que ninguém, então ela explica que quando confessamos nossos pecados, e Deus perdoa, não devemos ficar pensando nele. Faça uma oração e jogue a água fora diante de todos.

Ensinando o perdão para as crianças

Objetivo: Mostrar como ficamos quando cometemos ofensas. Quando pedimos perdão e o que acontece quando não perdoamos.

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Material:


Dois recipientes com água e com carinhas de criança.
Um jarro com bastante água.
Colher de chá
Pó de café
Bacia maior.
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(Dentro de uma bacia maior colocar a primeira criança.)
Esta criança está representando alguém que cometeu muitas falhas.
Magoou este amiguinho. (Mostra a outra criança)
Vamos falar cada um pecado, uma ofensa que esta criança fez ao amiguinho?
Tipo, mentiu, fofocou, bateu etc...
E quando cada um falar, vamos colocar uma colherinha de café e mexer.
(Mostra depois como ficou a água Toda suja. feia.)


Para esta criança voltar a ter seu coração limpinho, ela precisa pedir perdão por todas as falhas.
Então vamos pedir perdão para o seu amiguinho. Por cada falha?
E cada vez que pedirem o perdão eu jogarei água dentro do copinho Para ir limpando.

(Então todos repetem o que disseram antes de ofensas pedindo o perdão agora.)
Que lindo que ficou esta criança agora. Seu coração está limpinho.

(Então pega a outra que estava aí).
Ei esperem aí!
Vocês notaram que esta criança não respondeu ao perdão?
(Então a profa coloca café dentro daquela criança)
Pois é... Agora quem está com o coração sujo é esta criança que tanto foi ofendida.
O seu amiguinho pediu perdão para ela. E ela não respondeu.
Ela não pode recusar. Precisa aceitar o perdão do seu amiguinho. Pois senão quem vai ficar com o coração sujo é ela mesma.

Então vamos liberar o perdão para o amiguinho?
Então todos dizendo. Sim eu te perdôo.
E joga a água dentro. Tirando a suja e ficando a limpa.

Agora sim. Os dois estão com os corações limpos.
Agora podem ser felizes de verdade.
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Comentar.
Viram só o que acontece quando ofendemos.
Ficamos sujos. Precisamos pedir perdão.
E quem foi ofendido, também deve perdoar.
Caso contrário ele ficará sujo.
Daí se cria uma raiz de amargura. Fica só resmungando.
Torna-se uma pessoa que só reclama e ninguém gosta de ter por perto.

Dinâmica sobre perdão - Infantil

Texto Bíblico: Mateus  6. 14 e 15

Objetivo: Reconhecer a importância e a necessidade de perdoarmos a quem nos ofende.


Material: Pedrinhas médias, ou bolas de pingue-pongue da mesma quantidade que o número de participantes.


Tempo: 10 minutos


Procedimento:


 



Entregue uma pedrinha a cada aluno. Explique que a pedrinha foi atirada neles por alguém e decidiram guardar a pedra para  devolvê-la quando tiverem oportunidade. Deverão ficar com ela nas mãos, não soltar para nada, enquanto não devolver.

A seguir peça aos alunos que realizem atividades diversas:
 - bater palmas;
- fazer um círculo;
- brincar de batata-quente;
 - fazer de conta que estão enviando uma mensagem pelo celular ou fazendo as tarefas da escola, etc.

A seguir questione se eles sentiram-se incomodados ao realizar as atividades com a pedrinha na mão. Não teria sido melhor realizar as atividades com as mãos livres? E se a pessoa que atirou nunca mais aparecer?

Agora peçam a eles imaginarem que a pedra é uma ofensa ou mágoa que não foi perdoada por eles.

Questione:
- Uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega?
- O que acontece quando não perdoamos?
-  Quando não liberamos perdão a uma pessoa (quando não largamos a pedra) quem mais sofre? Quem fica mais incomodado?
- Como e quando perdoar?
- A quem perdoar? 

Repita as atividades acima só que agora sem a pedra nas mãos para que percebam a diferença. Explicar que  quando liberamos o perdão a alguém nos sentimos livres e mais leves.

Termine a dinâmica com a leitura do texto bíblico.