Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dinâmicas de Natal

DIREITA E ESQUERDA

Coloque todo pessoal em circulo.Entregue 4 presentes a 4 pessoas, uma longe do outra.Comece a ler um texto cuja estória contenha as palavras Direita e Esquerda.Toda vez que as palavra DIREITA for falada, os 4 presentes devem ser movidos para a direita .Se for a palavra ESQUERDA, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Use bastante essas palavras-chaves para dar bastante movimento à essa dinâmica.No final da estória quem estiver segurando presente é o seu dono.

Variação: O presente 1, poderia ser uma coisa normal/legal;o presente 2 poderia ser bombons para compartilhar,o presente 3 seria doado para alguém do circulo ; e o presente 4, o dono dele deveria realizar uma tarefa (pagar mico)para que o presente fique com ele.

“Pessoal, eu gostaria de poder comprar presentes para cada um de vocês ,mas não foi possível(a grana tava curta,etc…).Então comprei esses 4(ou 5,6,…) presentes para alguns de vocês. Só que não vou escolher para quem dar. Vou fazer uma brincadeira para decidir com quem cada presente vai ficar.Por favor formem um circulo.Vou ler um texto…”
Você pode aproveitar esse momento do círculo para fazer uma oração e os votos de feliz natal, se assim todos desejarem...
Uma menina vivia muito triste,ninguém sabia o motivo.um certo dia perguntam-lhe o que havia com ela.ela então respondeu:
- Sou triste por que não conheço deus,não conheço sua historia, essa certa pessoa lhe falou:
- Não fique triste eu lhe indicarei um caminho onde encurtarás alguém que saberá te dizer a história,e quando lá chegar entre na porta 1°direita no final o caminho é o seguinte: na pista da esquerda à um bairro você devera entrar na rua da esquerda depois segue pela direita ,direita de novo e quando avista uma casa amarela entre na porta da esquerda.e encontrarás uma igreja pare e peça mais informações a menina conseguiu achar o caminho quando lá chegou viu um padre e falou -lhe sobre sua historia triste.o padre ajudou ela a continuar o caminho aqui na igreja a uma sala a esquerda entre lá.depois escolha uma das portas tem 3 esquerdas e 4 direitas escolha apenas uma.

A menina pensou bem,e lembrou do que aquela certa pessoa tinha lhe falado,e entrou a 1°da direita,lá achou aquela certa pessoa,como ela estava curiosa para saber quem era porque a pessoa não se apresentou no começo perguntou:
- Quem é você?


A pessoa respondeu:sou a salvação do mundo a menina entendeu a resposta e se pós a chorar,falando que era seu maior sonho conhecê-lo. Deus então lhe disse: não posso te levar comigo,mas lembre entre sempre na porta direita.”



CAÇA AO TESOURO

Esconda vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar ais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido !!!


AMIGO SECRETO DOS SEXOS…

O amigo secreto dos sexos começa dividindo o pessoal da família em homens e mulheres, quantidades correspondentes as pessoas participantes. Cada um pega um papel que estará escrito homem ou mulher e deverá comprar um presente para o sexo que pegar (sem saber na verdade quem pegará) Na hora de revelar o amigo secreto dividi-se os presentes em presentes p/ homens e presentes p/ mulheres, a primeira pessoa começa pegando um papel agora com nome das pessoas. Por exemplo eu pego o meu pai, vou na mesa que estão os presentes de homens, escolho um presente e revelo o meu amigo secreto, se peguei a minha mãe pego um presente da mesa das mulheres. Ou seja na verdade ninguém sabe quem pegará e até se dará o presente que comprou. Seria estipulado um valor p/ compra do presente, não uma quantia muito alta.





sábado, 30 de novembro de 2013

Programação para o Natal


O AMOR QUE NOS MOVE

RECEPÇÃO AOS PRESENTES:
Quatro crianças, ou mais, vestidas de anjo poderão recepcionar os presentes, entregando as folhas com os hinos em nome da congregação. Enquanto os presentes ocupam seus lugares, poderá se colocar fundo musical com hinos de Natal, ou ainda crianças previamente ensaiadas entoarão canções natalinas, também instrumentos poderão executar hinos de Natal, envolvendo e preparando, assim, o público para o programa.

NARRADOR:
Queridos irmãos. Nesta noite santa mais uma vez Deus nos dá a oportunidade de recordarmos os acontecimentos maravilhosos do Natal. Acontecimentos estes, planejados por um Deus que é amor e, por isso, não silencia, não se acomoda, mas avança em busca de suas criaturas na escuridão do pecado, para torná-los seus filhos. Deus por amor avançou, quando cumpriu sua promessa:

ATO 1
Abre-se a cortina, no palco está uma criança vestida como rei, ou seja, com manto real, coroa, cetro, sentada em um trono, cercada por três anjos. Esses três anjos realizarão tarefas que seguem abaixo).

NARRADOR:
Ele sempre teve a mesma natureza de Deus, mas não insistiu em continuar a ser igual a Deus. Ao contrário, pela sua própria vontade, abandonou tudo o que tinha e tomou a natureza de servo" (Fp 2.6,7a).

HINO NATALINO

Enquanto a congregação canta, a 1ª e a 2ª estrofes, o primeiro anjo tira os símbolos de majestade da criança que representa Jesus.

Enquanto a congregação canta a 3ª e 4ª estrofes, o segundo anjo que tem nas mãos uma manjedoura, coloca-a ao lado da criança que representa Jesus. Pela porta da frente, entram Maria e José com uma boneca, representando o menino Jesus e a colocam na manjedoura.

Enquanto a congregação canta a 5ª estrofe, o terceiro anjo que tem nas mãos uma cruz, coloca-a em cima dos ombros da criança que representa Jesus. Esta criança deverá estar ajoelhada.

Fecham-se as cortinas.

NARRADOR:
Deus avançou para que todos os homens pudessem conhecer a luz, a paz, a vida, a eternidade, o amor. Corações agradecidos pela bondade do Senhor não conseguem silenciar. O amor de Deus os impulsiona a dar, sempre de novo, mais um passo em frente. Corações gratos pelo amor grandioso de Deus, avançam, atacam, investem, adiantam-se, atiram-se com ímpeto na realização do trabalho de Deus.
A exemplo de Maria, José, anjos e pastores, magos, Simeão, Ana e Isabel, avancemos nós também com gratidão a Deus. Deus por amor avançou, quando escolheu uma mulher agradecida para ser a mãe do Salvador.

ATO 2

Abrem-se as cortinas.

(Maria trabalhando em casa, aparece-lhe o anjo Gabriel).

MARIA:
Como estou contente! Logo me casarei com meu querido noivo José, tem tantos preparativos! (Maria, enquanto trabalha, cantarola alguma melodia natalina. Aparece o anjo, e Maria se assusta).

ANJO:
Não fiques com medo de mim. Vim te trazer uma mensagem do Altíssimo! Alegra-te, pois o Eterno está contigo!

MARIA:
(confusa) Alegrar-me? Mensagem para mim? Quem sou eu para receber uma mensagem de Deus?

ANJO:
Acalma-te, Maria! Deus está muito alegre contigo. O Eterno te escolheu para ser a mãe do Redentor! Tu ficarás grávida e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho de Deus. Ele reinará para sempre.

MARIA:
Como posso ficar grávida, pois não sou casada?

ANJO:
O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder de Deus te envolverá. Por isso, o menino será chamado santo e Filho de Deus. Para Deus nada é impossível.

MARIA:
Aqui está a serva do Senhor! Que aconteça comigo o que ele disse.
Fecham-se as cortinas.

NARRADOR:
Maria avançou quando, humilde, mas agradecida e corajosamente aceitou ser a mãe do Salvador.

HINO: Natalino

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando providenciou para Maria, na casa de Isabel, refúgio em dias de dificuldade. Isabel, prima de Maria, avançou quando hospedou-a em sua casa; quando, inspirada pelo Espírito Santo, disse palavras de ânimo para Maria.

ATO3
Abrem-se as cortinas.
(Maria bate à porta e, entrando, vai ao encontro de Isabel)

MARIA:
Oh! Minha querida prima Isabel, como estás?

ISABEL:
Estou bem! E tu, querida Maria? És a mais abençoada de todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Que alegria receber a visita da mãe do meu Salvador!

MARIA:
Eu estou bem, Isabel, estou agradecida ao Deus Eterno

ISABEL:
Logo que ouvi tua voz, a criança dentro de mim, estremeceu de alegria. Tu és feliz, Maria, porque tu acreditaste.

NARRADOR:
Maria avançou: com o coração transbordando de gratidão, cantou um novo canto de louvor ao Senhor.

Fecham-se as cortinas.

HINO: de Natal

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando escolheu José como pai do Salvador. José, homem corajoso, fiel, agradecido. José avançou quando, obediente e confiadamente, recebeu Maria como sua esposa.

ATO 4
Abrem-se as cortinas.
(Maria está em casa quando entra José).

JOSÉ:
Minha querida esposa, como te sentes?

MARIA:
Estou bem, José. Contente porque logo nascerá o Filho do Altíssimo, o Redentor prometido!

JOSÉ:
Maria, andando pelas ruas hoje, fiquei sabendo que César Augusto, o Imperador, decretou um recenseamento.

MARIA:
Recenseamento?

JOSÉ:
Sim, Maria, precisaremos ir até Belém, para lá nos registrarmos. Todos precisaremos ir à cidade natal para o recenseamento.

MARIA:
José... Agora me lembro! A profecia diz que o Messias deverá nascer em Belém, na Judéia, a cidade de Davi. Como Deus planeja tudo tão bem!

JOSÉ:
Vamos, Maria! Arrumemos nossas coisas, porque a viagem levará de quatro a cinco dias, e não será fácil!

MARIA:
Deus nos tem cuidado até aqui e sempre nos guardará!
Fecham-se as cortinas.
Enquanto a congregação canta o próximo hino, preparam-se as 2 portas das hospedarias

HINO DE Natal

ATO 5
(Maria e José saem por porta lateral e entram pela porta da frente, caminhando vagarosamente durante o entoar do hino; chegando à frente, falam com os hospedeiros, que saem de trás das cortinas).

JOSÉ:
(bate palmas e aparece o hospedeiro) Por favor, senhor, tens um quarto para passarmos a noite?

1º HOSPEDEIRO:
Sinto muito, a hospedaria está lotada!

JOSÉ:
Só um lugarzinho... Não tem?

1º HOSPEDEIRO:
(virando as costas) Já lhe disse que não temos lugar!!!
(José e Maria caminham mais um pouco e batem em outra porta - pode ser palmas).

JOSÉ:
Por favor! Consegues um lugar para passarmos a noite?

2º HOSPEDEIRO:
Desculpe, senhor, mas não temos mais lugar.

JOSÉ:
Minha esposa está grávida, precisamos de um lugar para descansar. Estamos viajando há quatro dias!

2º HOSPEDEIRO:
Minha hospedaria está cheia, não temos mais quartos. Mas, se não lhe ofendo, posso conseguir um lugar quentinho para passarem esta noite.

JOSÉ:
Por favor, senhor, ficaremos muito agradecidos.

2º HOSPEDEIRO:
Então venham comigo!

ATO 6
(Abrem-se as cortinas, aparece a manjedoura no meio de palhas. José e Maria sentam na palha e adormecem na penumbra). Crianças cantam hino “Num berço de palhas”

HINO – “Num berço de palhas”
(Fecham-se as cortinas. Na frente da cortina, reúnem-se os pastores, que conversam na volta da fogueira).

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando do céu enviou seus anjos para anunciarem aos pastores, com jubilo, a reconciliação dos homens com Deus.

ATO 7

JACÓ:
Como são bonitas estas noites no campo! As estrelas no céu nos mostram a glória do Deus Eterno!

DANIEL:
Jacó, tu viste no céu? Que estrela diferente é aquela que brilha sobre Belém!

JOSUÉ:
Eu a vi, Daniel, logo que escureceu. É bonita demais!

JEREMIAS:
Brilha sobre Belém, mas a cidade hoje está muito movimentada por causa do recenseamento. Penso que poucos olham para o céu, a correria é grande por lá!

JACÓ:
Deve estar cheia a pequena cidade, pois vêm pessoas de muitos lugares!

DANIEL:
Estou cansado demais... Acho que vou dormir 'um pouco! (Acomoda-se no chão para dormir)

JOSUÉ:
Se vocês querem dormir, podem descansar que eu fico vigiando as ovelhas. Quero admirar essa bela estrela.

JEREMIAS:
Sim! Vamos descansar. Quando estiveres cansado ou em sinal de perigo, me chame.

JOSUÉ:
Chamo sim, Jeremias.
(Os pastores dormem, Josué vigia. Começa a se ouvir, suavemente, o hino: Eu venho desde os altos céus.

HINO – de Natal - Pastores

Após o hino:

JOSUÉ:
Jeremias, acorde! Escute! Que linda música soando!

JEREMIAS:
Que linda! Esta música vem do céu! Acordem! Acordem! (Chamando os dois pastores que dormem). Daniel! Jacó! Escutem!

DANIEL:
O que está acontecendo'?

JACÓ:
(Acorda assustado) Temos que fugir! Estou com medo! Olhem... Um anjo!

ANJO PRINCIPAL:
(Sai de trás das cortinas) Não tenham medo! Escutem a boa-nova!

JOSUÉ:
O Deus Eterno lembrou-se de nós, enviou seus anjos para nos anunciar o nascimento do Rei prometido.

JEREMIAS:
Como estou contente! Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos. (Os pastores saem pela porta da frente).

NARRADOR:
Os pastores avançaram quando, após terem visto e ouvido nas alturas os anjos anunciarem a salvação, deixaram o campo e as ovelhas e correram para adorar o menino. Houve gratidão? Sim. Houve lembrança da promessa? Sim. Houve desculpas? Não! Os anjos avançaram quando, com júbilo, anunciaram o nascimento do Salvador e louvaram ao Deus Eterno.

HINO de Natal

(Durante o cantar deste hino, entram os pastores e ajoelham-se ao lado da manjedoura).

ATO 8
Abrem-se as cortinas - Presépio formado.

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando deu aos reis magos sabedoria para conhecerem a estrela que apareceria para anunciar que Deus se tornara homem. Os reis magos avançaram perseverantes, corajosos e gratos, por um longo caminho, guiados pela estrela até o menino Rei.

(os reis magos chegam ao presépio, junto de José e Maria)

REI MAGO 1:
Somos reis magos! Viemos de muito longe para adorar o Filho do Eterno.

JOSÉ:
Entrem! Vejam o menino.

MARIA:
(Colocando o bebê na manjedoura) Vejam o Salvador! Cheguem perto para adorá-lo.
(Os magos ajoelham-se).

REI MAGO 1:
Aceita, Rei Eterno e Maravilhoso, minha vida, meu coração! Adoro-te porque és amor! Louvo-te porque ensinas a amar!

REI MAGO 2:
Conselheiro de todos os homens, Deus Forte, Deus Poderoso! A ti quero servir, e somente a ti adorar.

REI MAGO 3:
Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, descendente do rei Davi, governante justo e amoroso, a ti rendo louvor, a ti meu Rei e Senhor!

NARRADOR:
Esses acontecimentos planejados por Deus aconteceram há dois mil anos. Tu tens em teu coração a alegria do primeiro Natal, tua vida é iluminada pela palavra de Deus, podes caminhar seguro porque o teu caminho é Jesus. Podes sorrir no sofrimento porque tens a vida eterna. Podes avançar confiante porque reina a paz em teu coração. Podes avançar com gratidão a Deus porque crês no Salvador Jesus. Ser um filho amado de Deus e ter recebido essas bênçãos é maravilhoso. Mas, é preciso parar e pensar como está o nosso mundo dois mil anos depois do primeiro Natal?

ATO 9
(Apagam-se todas as luzes. As crianças focam suas lanternas em direção de uma “pessoa perdida” Ouve-se música natalina profana. A “pessoa perdida” na escuridão representa o mundo e diz):

É Natal! O mundo brilha, iluminado por luzes artificiais e fugazes. Ouve-se música alegre em todos os lugares. (Aumenta-se e baixa-se o volume gradativamente). Mas em meu coração, em minha alma, a escuridão é densa. O silêncio e o vazio assustam! Alguém aqui tem uma chama, uma pequena chama que possa iluminar o meu caminho? Alguém aqui tem um sol que possa aquecer o frio de minha alma, que possa iluminar a minha vida?

(As crianças dirigem o foco das lanternas para a manjedoura e cantam “Jesus menino hoje nasceu”. Enquanto isso, uma criança busca a pessoa perdida e a leva para perto da manjedoura.

HINO – “Jesus Menino hoje nasceu”

NARRADOR:
Deus, por amor, avançou, quando permitiu a Simeão e Ana que, em sua velhice, vissem o Salvador.


ATO 10
(Crianças desligam suas lanternas, ligam-se as luzes da igreja. Maria e José saem do presépio com o bebê, vão ao encontro de Simeão e Ana. Simeão pega o bebê no colo).

SIMEÃO:
Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Porque eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação.

ANA:
Venham! Venham todos ver a salvação de Israel! Aproximem-se, cheguem bem perto do Redentor!

NARRADOR:
Deus, por amor, não silencia, mas continua avançando, possibilitando a todos os homens, a ti e a mim também, a que, por meio da fé, vejamos o Salvador e creiamos nele. Crendo no Salvador, somos envolvidos pelo grande amor de Deus. Vivendo neste amor, nossos corações transbordarão de gratidão. Esta gratidão nos lembrará a cada dia os benefícios do Senhor e, assim, avançaremos corajosa e ousadamente, anunciando, de várias formas, que Deus é bom, que o seu amor dura para sempre.


HINO - "Noite Feliz" Congregação

Natal dos Anjos

NATAL DOS ANJOS:

PERSONAGENS: (Todos estarão de vestes brancas ou tons suaves. Passar gel com glitter no rosto. Escolher as músicas conforme o tema sugerido.)

GABRIEL – Anunciou o nascimento de João Batista e a Maria que Jesus Cristo nasceria.

ANJO DO SONHO 1 – Anunciou a José que Jesus Cristo nasceria de Maria.

ANJO DO SENHOR – Anunciou o nascimento de Jesus Cristo aos pastores.

CORAL DE ANJOS – Cantaram para os pastores.

ANJO DO SONHO 2 – Avisou a José que deveriam fugir para o Egito.

ANJO DO GETSÊMANI  – Confortou Jesus no Getsêmani.

ANJOS DA RESSURREIÇÃO – Apareceram às mulheres.

ANJOS DA ASCENSÃO – Apareceram aos discípulos quando Jesus subiu.

ANJOS DA 2ª VINDA – Adoram Jesus e voltarão com Ele.

GABRIEL
Existiu no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias e sua mulher, Isabel. O anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou-lhe que teriam um filho e se chamaria João. João Batista foi instrumento de Deus para anunciar a chegada do Messias. Ele preparou o solo dos corações para receber a Semente, que é Jesus.
Isabel estava grávida de seis meses quando o anjo Gabriel foi a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré e apareceu a uma virgem chamada Maria. Ele lhe disse: “Salve agraciada! Não temas, achaste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um filho, que se chamará Jesus. O ente santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus”.

ANJO DO SONHO 1
José, percebendo que Maria estava grávida de um filho que não era dele, resolveu deixá-la secretamente. Mas um anjo apareceu-lhe em sonho, dizendo: “José, não tenha receio de receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Então José obedeceu o anjo do Senhor.

-  MÚSICA DE NATAL

ANJO DO SENHOR
Um decreto do Imperador César Augusto ordenou um recenseamento. Todos foram alistar-se, cada um na cidade onde nasceu. José foi alistar-se em Belém, juntamente com Maria.
Chegando o dia em que ela daria à luz, nasceu o menino numa estrebaria e foi deitado em uma manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia naquela mesma região pastores que guardavam o seu rebanho durante a noite. Apareceu-lhes um anjo do Senhor e anunciou a chegada do Messias, dizendo:

 CORAL DE ANJOS
  - “Não temam. Eu vos trago novas de grande alegria. Na cidade de Davi nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Achareis o menino enrolado em panos, e deitado numa manjedoura”.
 - No mesmo instante apareceu uma multidão de anjos, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra entre os homens, a quem quer ele bem”.

 ANJO DO SONHO 2
 Nesta época Herodes era o rei da Judéia. Vieram a eles uns magos do Oriente e perguntavam: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Os estudiosos da lei informaram que de Belém sairia o guia de Israel. Os magos foram a Belém e, guiados pela estrela, encontraram Jesus e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Herodes queria matar o novo rei, por isso um anjo avisou a José em sonhos que deveriam fugir para o Egito. Quando Herodes morreu, José foi novamente avisado por um anjo e então foi morar com sua família em Nazaré.

-  MÚSICA DE NATAL

 ANJO DO GETSÊMANI
 Por cerca de 3 anos e meio Jesus andou fazendo o bem e anunciando o amor de Deus. Quando se aproximou o momento em que se entregaria nas mãos dos homens para ser sacrificado, ele foi ao lugar chamado Getsêmani para orar, pois sentia o pavor e a angústia da morte terrível que enfrentaria. Seus discípulos não puderam consolá-lo e dormiram. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. Jesus suou gotas de sangue, passando por intensa agonia, mas quando levantou estava preparado para cumprir a vontade do Pai e foi então crucificado.

  – MÚSICA SOBRE A CRUZ

 ANJOS DA RESSURREIÇÃO:
 No domingo pela manhã, Maria Madalena e outras mulheres foram ao sepulcro para  ungir o corpo de Jesus, mas o sepulcro estava vazio.
Um anjo do Senhor perguntou-lhes: “Por  que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressurgiu, como havia dito”. Elas foram apressadamente, com temor e alegria, e anunciaram o acontecimento aos outros discípulos.

 - MÚSICA SOBRE A RESSURREIÇÃO

  ANJOS DA ASCENSÃO
 Após a ressurreição, Jesus foi visto por mais de 500 pessoas durante 40 dias, e lhes falava a respeito do Reino de Deus. No final destes dias, Ele anunciou aos discípulos que seriam batizados com o Espírito Santo, e então subiu aos céus, sendo ocultado por uma nuvem. Dois anjos apareceram e disseram aos discípulos: “Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o vistes subir”.

ANJOS DA 2ª VINDA
 Sim, Ele prometeu que voltará, e todos os povos da terra o verão, vindo sobre as nuvens, com poder e grande glória. Ele enviará os seus anjos, ao toque da trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos de todos os lugares da terra e céu.
E você, está preparado para este grande dia? Jesus disse que sua vinda seria rápida como um relâmpago! Não haverá tempo de tomar nenhuma decisão quando Ele vier. Se você morrer antes disto, também terá que estar preparado, por isso decida-se agora, escolha Jesus como seu Senhor e Salvador.

TODOS:  JESUS VEIO, MORREU, VIVE E VOLTARÁ! ALELUIA!!!

- MÚSICA DE ADORAÇÃO
(Leila R. Lança de Oliveira)


Mini-Musical de Natal

UMA HISTÓRIA DE AMOR  (mini-musical)

 Todos os cantores se espalham nos fundos do auditório e ao som da primeira música vão caminhando nos corredores dançando e cantando, formando um coral no palco. Como estarão caminhando, pode-se usar o cd da música com vocal. Se usar o playback (instrumental sem a voz), colocar um solista no palco para cantar enquanto o grupo entra. Durante as narrações, executar música instrumental suave.

Obs.: A entrada de anjos, pastores e magos é opcional. Para simplificar podem-se projetar silhuetas dos mesmos na parede através de retroprojetor ou outro tipo de projetor, à medida que vai sendo narrada a história.

MÚSICA: VEM CHEGANDO O NATAL (Canções de Natal – Aline Barros) 

1º NARRADOR – Era uma vez…

2º NARRADOR – Uma linda história de amor…

3º NARRADOR – Tudo começou antes que o mundo existisse, quando Deus decidiu vir à Terra em     forma humana e escolheu o modo natural, ou seja, através de um bebê.

1º NARRADOR – Maria foi a virgem escolhida, através da qual o Filho de Deus se manifestaria como Filho do homem. 
(Entra Maria).

2º NARRADOR – Quando o anjo lhe avisou, Maria aceitou com alegria sua missão.

3º NARRADOR – José foi avisado em sonho que Maria estava grávida pelo Espírito Santo e também aceitou com alegria a missão de ajudar a cuidar deste bebê tão especial.
(Entra José).

2º NARRADOR – Quando chegou a época de Maria dar à luz, ela e José tiveram que fazer uma viagem  a Belém devido o recenseamento. (O casal vai para trás do coral).

3º NARRADOR – E lá em Belém Jesus nasceu! (O casal volta pelo outro lado, com um bebê).
Como não havia vaga nas hospedarias, o único lugar que encontraram para ficar foi uma estrebaria, onde dormem os animais.

MÚSICA: NUM BERÇO DE PALHAS – (play back em Clássicos de Natal – André Valadão)
1º NARRADOR – Humildes pastores que estavam no campo à noite, foram os primeiros a saberem da notícia através de uma multidão de anjos, que cantaram:

1º, 2º, 3º NARRADOR – “Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

MÚSICA: NOITE FELIZ – (play back em Clássicos de Natal – André Valadão)
3º NARRADOR – Também vieram alguns sábios do Oriente, chamados magos, para ver Jesus.

2º NARRADOR – Quando o acharam, o adoraram. Eles lhe trouxeram presentes: ouro, incenso e mirra.

1º NARRADOR – Os magos conseguiram encontrar Jesus porque foram guiados por uma estrela. Esta     estrela nos ensina algo muito importante…

TODOS OS PARTICIPANTES – Senhor, eu quero ser como esta estrela. Quero refletir tua luz e levar muitas pessoas a te encontrar e te adorar como o SALVADOR DO MUNDO. BRILHA EM MIM, JESUS!!

 3º NARRADOR – Ah! Só mais uma coisa: esta história não terá um final feliz… Porque não terá final, brilharemos eternamente com Jesus! Amém? (Todos respondem: Amém!)

MÚSICA: BRILHA JESUS – (play  back em Canções de Natal – Aline Barros) (Usar coreografia utilizando estrelas brilhantes nas pontas de palitos de churrasco).
(Leila R. Lança de Oliveira)


Programação para uma pequena cantata de Natal:

Diálogo para fantoches ou esquete

Autora: Dagmar Marshall  
Tradução: Neyd Siqueira   
Adaptação: Eneida R. Celeti

Preparativos:

- Escolha duas crianças para representar cada um dos personagens: bolas, sinos, bombons, festão laminado, cornetas e luzes.

- Escolha um juvenil para representar a estrela e um adolescente para ser a árvore.

- Preparem em cartolina ou em EVA as figuras grandes de cada personagem para que as crianças possam segurar. Cole o texto atrás para facilitar a leitura.

-Para as crianças que representa os sinos, dê um pequeno sino para que seja tocado antes e no final da fala e uma lanterna para as crianças luzes acendam e apaguem.

- Escolha duas crianças para carregarem um pequeno bolo até o local onde deverá estar um pequeno presépio.

- Coloque o adolescente que é a árvore dormindo de lado e uma placa: “Véspera de Natal”.

- Escolha dois narradores, um rapaz e uma moça.

- Enquanto é cantado as músicas, seria interessante ir montado um presépio vivo com alguns adultos.

Programa Geral

- Abertura: Leitura Responsiva sobre o Natal.

-Louvor congregacional - cantar 2 ou 3 hinos do Hinário Adventista sobre o Natal

-Oração Inicial

TEXTO DA ESQUETE:

BOLAS: Ué! Que coisa! Acho que a árvore está dormindo. Como é que uma árvore pode dormir na véspera de natal?! Ah! Deixa pra lá! Nós, as bolas, é que estamos no comando agora. Vamos vigiar com todo cuidado até a manhã de natal. Afinal de contas, somos tão importantes que...

SINOS: Espere só um minuto! Nós, os sinos, com certeza somos mais importantes do que vocês. Podemos tocar sons maravilhosos! Escutem só!  (os sinos tocam). Nós é que vamos assumir o comando aqui.

BOMBOM: Desculpem!! Vocês sinos podem achar que são muito importantes, mas o fato é que não são tão deliciosos como eu. Natal é dia comer coisas gostosas. E quem já ouviu falar em comer sinos barulhentos? Não vejo utilidades em vocês ou nessas bolas vaidosas!

BOLAS, SINOS, FESTÃO, ESTRELA (falam todos juntos e indignados): Sou tão importante!! Quem ele pensa que é? Nós somos os melhores! Qual é o problema?

LUZES: (as luzes apagam e ascendem): Por favor, fiquem quietos! Preciso descansar! Vou ficar acessa o dia inteiro no natal. Nenhum de vocês trabalha tanto quanto eu no natal. Só ficam aí parados, esperando que a minha luz os deixem bonitos. Que vergonha vocês não compreenderem como sou tão importante!

BOLAS: (com desdém). Eu nunca ia achar isso mesmo! Humf!

CORNETAS: Grande coisa! Grande coisa!

SINOS: quem ela pensa que é?

CORNETA: Uma bela música é parte importante do Dia do Natal! De fato, este dia é monótono sem nossa presença. Está claro que somos mais importantes!

FESTÃO: Bobagem! Bobagem! Bobagem! Não queremos mais ouvir este monte de asneiras. Todos os anos nós, os festões, somos pendurados em espirais brilhantes ao redor da árvore. Trazemos alegria resplandecente a todos vocês. Nós, sim, somos mais importantes!

ESTRELA: Xiiiiiiiiiiiiii!!1vocês e seus pensamentos inúteis. Como é que qualquer um de vocês pode pretender ser mais importante do que eu??? EU SOU A ESTRELA! Até o meu nome mostra como sou importante – a estrela! Sou a única a ficar no alto da árvore. Agora fiquem quietos! Eu também preciso descansar até amanhã, para brilhar mais do que todos vocês juntos!

TODOS (com inveja) Eu sou o melhor, eu sou importante!

ÁRVORE: (acorda e parece estar mau humor) Sra. Estrela e todos os outros pedaços de vidros e arame e outras coisas, vocês me acordaram com sua briga inútil e tola. Parem e escutem o que vocês estão dizendo. Se não estivesse tão zangada até dava risada! Não se dão conta de quem realmente é mais importante? Qualquer um poderia descobrir se tivessem a cabeça no lugar, é claro.

TODOS: (resmungam uns para os outros e perguntam juntos): O que você está querendo nos dizer?

ÁRVORE: O que quero dizer, é que: EU, A ÁRVORE, SOU A MAIS IMPORTANTE! Onde é que vocês iriam ficar pendurados, enrolados, e brilhando, se não fossem os meus ramos? EU, A ÁRVORE, É QUE SOU MAIS IMPORTANTE! Agora façam silêncio, pois quero dar mais um cochilo antes do sol nascer!

SINOS: Não, não. Tenho uma ideia melhor. Vamos esperar pelas crianças. Elas saberão decidir quem é mais importante.

BOMBOM: Escutem, estou ouvindo as crianças. O que elas fazem na cozinha?

SINOS: Estão chegando! Estão chegando!fiquem prontos para bagunça e correria. Preparem-se!!

CRIANÇAS: (entram silenciosamente, uma carregando um bolo e a outra carrega um pequeno presépio. Colocam tudo em uma mesa e depois cantam) PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA!

CRIANÇA 1: Um Feliz Natal para você também JESUS!!

TODOS: (todos os enfeites, envergonhados, olham uns para os outros e balançam a cabeça concordando, e dizem juntos) Feliz Aniversário JESUS!

NESTE MOMENTO, ENTRAM AS CRIANÇAS DO CORAL CANTANDO:
- 1ª música: Nasceu Jesus – Iveline

NARRADOR:
Numa noite estrelada, Na cidade de Belém
Um menino ali nascia, Belo e forte, o neném,
Agora aqui neste recanto, A história vamos relembrar.
Ouçam todos, o nosso canto, Que vamos agora entoar.
- 2ª musica: Feliz Natal! – Prisminha

NARRADOR:
De Deus, Maria ficou grávida, E com José ela ia se casar.
Por um decreto de César Augusto, A Belém tiveram que viajar.
Vejam os humildes viajantes, A caminho de Belém,
Ela, a grávida elegante, Ele, zeloso, vem também.
- 3º música: Vem que vem, vem! - Mig e Meg
NARRADOR:
Chegou a hora num instante, E lugar para eles não havia.
O único pouso foi uma cocheira, Uma humilde estrebaria.
Sem nenhum luxo ou riqueza, O Rei dos reis ali nascia.
Em meio ao silêncio da noite, A promessa de Deus se cumpria.
- 4ª música: Foi assim... - Mig e Meg

NARRADOR:
Que doce noite de festa! E o mundo ainda não sabia
Jesus, o Filho de Deus, Num pobre cocho dormia.
Vejam os anjos anunciando, Aos pastores, tão grande amor.
Vieram em júbilo cantando: Que nasceu Cristo, o Salvador.
- 5ª música: Glória in Excelsis – Prisminha

NARRADOR:
De muito longe, do Oriente, Reis sábios viram no céu,
E seguiram bem contentes, Uma estrela divina e fiel.
Caminharam muitos dias, Envolvidos pela esperança.
De encontrar um rei menino, Que trouxesse bem-aventurança.
- 6ª música: Os Magos do Oriente – Prisminha

NARRADOR
Naquela noite especial, A história pra sempre mudaria
Demonstração de amor rela, Oferecido a nós todos os dias
A todos povos e raças, Deus enviou seu Filho Jesus.
A todas nações, a eterna graça, O seu amor e bondosa luz.
- 7ª música: É Natal! – Tia Helenita

NARRADOR
E aqui a gente se despede, Em meio a este grande coral,
E desejamos a toda gente: Feliz e abençoado Natal!
Vamos todos, minha gente, Um grande abraço nos dar,
Pra sairmos bem contentes, E comovidos a lembrar.
- 8ª música: Feliz Natal! 2ª parte – Prisminha

- Neste momento, entra o pastor ou ancião e lê uma passagem sobre o nascimento de Jesus e comenta rapidamente, fazendo um apelo para que os presentes aceitem o presente de amor dado por Deus à humanidade.

- Solo Musical sobre Natal


- Oração Final

Jogral de Natal

Jogral - O Nome de Jesus

*Todos - Muito antes do Messias
À terra vir habitar
Seu Pai procurou com amor
Um lindo nome lhe dar.

* 1 - Seu nome será Maravilhoso,
Porque maravilhas ele fará,
Fará prodígios e curas,
Até mortos ressuscitará.

* 2 - Seu nome será Conselheiro
Porque conselhos, dará
Através de sermões e parábolas
Que ao povo pregará.

* 3 - Seu nome será Deus Forte
Pois a tudo vencerá
Vencerá até a morte,
Porque ressuscitará.

* 4 - Seu nome será Príncipe da Paz
Porque a paz pregará.
E quem for pacificador
Bem-aventurado será.

* 5 - Seu nome será Pai da Eternidade
Porque eterno ele é.
Ele estava no princípio com Deus
Reconciliando o mundo através da fé.

* 6 - Seu nome será Emanuel,
"Deus Conosco" - quer dizer.
Quem o buscar de coração
Ele pode socorrer.

* 7 - Seu nome será Cristo
Porque será sofredor,
Será ferido, humilhado
E pregado numa cruz de horror.


* Todos - JESUS - é o mais belo nome. Acima de todos está.

sábado, 8 de junho de 2013

Brincadeiras para Chás de Bebê ou Fralda:


Brincadeira "Itens de Bebê": você vai precisar de folhas de sulfite e caneta. Cada participante terá cinco minutos para escrever os nomes de itens para bebê. Vale roupas e acessórios. Ao final de três minutos, a pessoa que tiver o maior número desses itens ganha uma lembrança. Pode ser um pirulito colorido, por exemplo, pois é uma lembrança bonita e barata.
Brincadeira das "Mães Famosas" ou "Mães da Bíblia": você vai precisar de folhas de papel e caneta. Dividam-se em times se forem muitas pessoas ou faça individualmente. Cada time ou pessoa tem que escrever o maior número de mães famosas ou mães da Bíblia. Podem ser brasileiras ou estrangeiras. Dê um tempo de três minutos. A que tiver escrito o maior número de nomes ganha. O prêmio pode ser chocolates.
Brincadeira "Como será o bebê": pegue várias revistas de bebê, tesouras papel sulfite e cola. Separe grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá recortar figuras de bebê como palpite de semelhança do bebezinho que está chegando. A aparência como um todo conta como o físico, a cor dos olhos, tamanho do bebê, cabelo ou alguma característica específica. Em seguida elas colam na folha de papel sulfite. A mãe, sem saber quais fotografias são de determinado grupo, vai decidir qual ilustração mais corresponde ao seu bebê.Caso não saibam o sexo do bebê, vale tentar acertar também. Cada participante, do grupo ganhador, recebe um chocalho.

Brincadeira "Tamanho da barriga": pegue um novelo de lã e vá passando, junto com uma tesoura, entre as convidadas além de etiquetas adesivas. Peça para que cortem um pedaço que corresponda ao tamanho da circunferência da barriga da futura mamãe e coloquem uma etiqueta adesiva dobrada no pedaço de lã, com seu nome.Depois, cada participante dá o seu pedaço para a gestante, que irá experimentar e escolher a que mais se aproximou ou acertou. O brinde pode ser balinhas.
Brincadeira da Fralda Suja: pegue uma fralda descartável e suje de chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Disponha as participantes em roda.Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as participantes. Quando a música parar, a que estiver com a fralda, saí da roda. E vai continuando até sobrar uma com a fralda na mão. Ela terá que cantar uma música de criança.
Brincadeira da "Memória": pegue folha e caneta para cada participante e vários itens de bebê. Mamadeira, chupeta, chocalho, alfinete, fralda descartável, pomada, ursinho, patinho, xampu, mordedor, babador e outros que lembrar. Coloque todos em cima de uma mesa.Peça para que memorizem. Guarde rapidamente em um caixa. Elas terão que escrever todos os objetos que lembrarem. Quem tiver o número maior, ganha um brinde. Ela pode escolher algo que está na caixa.

Brincadeira "Qual é a música": escolha CDs com musicas infantis conhecidas. Toque um trecho e pare. As pessoas irão tentar adivinhar. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. A que acertar ganha um brinde.
Brincadeira "Adivinha quantos alfinetes": pegue um pote e coloque vários alfinetes de fralda. Vá passando entre as participantes e cada uma tem que adivinhar quantos alfinetes estão dentro do pote. A que acertar ou chegar mais perto do número exato, ganha e recebe um presentinho.


Brincadeira "Conselhos do coração": corte previamente vários corações em cartolina. Dê um coração para cada convidada e uma caneta. Peça para que a pessoa escreva conselhos para os futuros pais. Tipo "Durma bastante agora, antes do bebê nascer, "Aproveite bem os momentos, pois ele crescerá depressa e o tempo voa", "Tente anotar tudo o que for acontecendo, para lembrar depois". Convide os participantes a escreverem mensagens para os futuros pais e as colocarem na urna. Os pais levam para casa a urna no fim do evento e poderão ler os recados carinhosos que todos deixaram. É uma lembrança inesquecível.

Dinâmica - PRESENTE DE AMIGO

Objetivos: Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.
Material: Lápis e papel para os integrantes.

Como Fazer:
1. O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte:
 a) "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo."
2. Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo.
3. As mensagens devem ser da seguinte forma:
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;
d) Ser na primeira pessoa;
e) Ser sinceras;
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
4. As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora.
5. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários.
6. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se a conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.

Chá de Bebê - Brincadeiras


Boliche de mamadeiras.
Preparativos: 10 mamadeiras, 1 bola pequena (como bola de tênis)
Como anunciar: Sabe inventar a brincadeira do nada? Que tal um boliche de mamadeiras?
Participantes: todos os convidados
Como brincar: Monta 10 mamadeiras em forma de triângulo (com 1 na frente). Dê uma bola pequena para convidados tentarem derrubar a maior quantidade possível. Vence quem derrubar mais. Se houver mais de uma pessoa com pontuação máxima, repetir até que resta somente um ganhador.

Arremesso de anel.
Preparativos: algumas mamadeiras e alguns rolos de fita adesiva em forma de anel (ou quaisquer outros anéis)
Como anunciar: Sabe inventar a brincadeira do nada? Que tal arremesso de anéis?
Participantes: todos os convidados
Como brincar: Os convidados terão que arremessar os anéis de uma distância razoavelmente grande, para eles caírem acima de mamadeiras (é muito mais difícil que parece!).

Brincadeira com balões
Preparativos: muitas balões pequenos enchidos, (se forem grandes – encher parcialmente)
Como anunciar: Sabe inventar a brincadeira do nada? Que tal aproveitar os elementos da nossa decoração?
Participantes: todos os convidados
Como brincar: Ganha a pessoa que enfiar o maior número de balões sob sua roupa (os balões precisam ser pequenos para caber mais de um).

Grávidas de mentira
Preparativos: balões enchidos
Como anunciar: Sabe inventar a brincadeira do nada? Que tal aproveitar os elementos da nossa decoração?
Participantes: todos os convidados
Como brincar: Pede para as pessoas escolherem balão ao seu gosto, sem comentar para que. Depois que todo mundo escolher, pode pedir enfiar as balões sob sua roupa na região da barriga. Depois tire uma foto coletiva!!! Se o espaço permitir, pode organizar as corridas. Perde a primeira pessoa quem deixar abalão cair (não pode segurar com as mãos).

Alimente o bebê
Preparativos: uma colher pequena descartável uma tigela média com comida para cada dupla de participantes. Exemplos de comida: mingau instantâneo, pudim, arroz doce, etc.
Como anunciar: Vocês já sabem dar a comida de colher para outra pessoa? Tem certeza? Então, vamos conferir.
Participantes: no mínimo duas duplas. De preferência que sejam os casais de namorados.
Como brincar: Deixa as duplas escolherem quem será "o bebê" e o outro será “o pai” ou “a mãe”. Um vai dar a comida para outro. A primeira dupla que acabar com a comida será a vencedora. Para risadas adicionais, pode vendar os olhos de quem dá a comida, ou se forem os casais de namorados, faz o "pai" segurar a colher na sua boca com as mãos atrás! Não esquece de filmar este show, ou pelo menos tirar as fotos!

Batata quente
Preparativos: 1 boneca ou 1 bicho de pelúcia, CD com músicas, presente para ganhador
Como anunciar: Vamos voltar para nossa infância
Participantes: todos os convidados. Recomendado para festas de poucos convidados para não demorar.
Como brincar:. Coloque um CD com músicas bem agitadas e pede para as pessoas passarem a boneca um para outro o mais rápido possível. Quem vai segurar a boneca quando a música parar está fora (é você que vai parar ou se for possível pode programar para parar a cada 1 minuto). O perdedor terá que dar um conselho para os futuros pais ou contar alguma história curta e interessante sobre eles. Último a ficar será o ganhador e pode receber o presente.

Sem cadeira
Preparativos: CD com músicas infantis; presente para ganhador
Como anunciar: Vamos voltar para nossa infância
Participantes: todos os convidados
Como brincar: Coloque as cadeiras em forma de um círculo com os assentos para fora. O número de cadeiras deve ser uma a menos em relação a quantidade de participantes. Coloque para tocar um CD de músicas infantis bem agitadas e pede para jogadores andar em círculos ao redor das cadeiras enquanto
a música está tocando e sentar assim que ela parar. Bruscamente pare a música. Quem ficar sem cadeira está fora. O perdedor terá que dar um conselho para os futuros pais ou contar alguma história curta e interessante sobre eles. Retire uma cadeira depois de cada etapa e concede um prêmio à última pessoa a deixar o jogo.

Não derrube o bebê
Preparativos: encher as balões com água. Definitivamente será melhor realizar este jogo ao ar livre.
Como anunciar: sabemos que o corpo das pessoas contém cerca de 80 % de água. Imaginaremos o que seria se este número aproximasse até 100%.
Participantes: vários pares de participantes
Como brincar: Cada par deve arremessar um para outro os balões enchidos com água tentando não rasgar nem derrubar. O prêmio vai ao par que continuará mais tempo sem derrubar o seu “bebê”.

Gincana de mamadeira
Preparativos: Criar uma imitação de mamadeira do tamanho de garrafa pet de 2 litros.
Como anunciar: as futuras mães precisam ser rápidas, certo?
Participantes: todos os convidados
Como brincar: Os convidados precisam percorrer um determinado trajeto segurando a mamadeira sem tocar com as mãos nela e depois passar para outro também sem tocar com as mãos nela (com os queixos ou entre os joelhos, etc.).

Pilhas de fraldas.
Preparativos: muitas fraldas ou pacotes de fraldas. Ótimo para Chá de Fraldas.
Como anunciar: Você tem idéia de quantas fraldas precisa a criança ate desfraldar-se? Pode precisar de mais
de 5 mil! Por isso precisa-se aprender a estocá-las.
Participantes: pelo menos dois convidados
Como brincar: Os convidados competem entre si para ver quem conseguir empilhar as fraldas o mais alto sem tombar. Não pode segurar, nem arrumar aquelas que estão nas camadas de baixo.

Em honra do bebê
Preparativos: uma árvore. Uma boa atividade para festas realizadas no sítio ou em casa própria.
Como anunciar: A questão ambiental está muito discutida hoje em dia, pois é fundamental para o futuro de
nossos filhos. Vamos ajudar!
Participantes: os homens da família ou amigos.
Como brincar: Plante uma árvore em honra do bebê. Muito simbólico observar a árvore crescer junto com bebê. Será ótima memória do Chá de Bebê.

Passeio alfabético
Preparativos: nenhum
Como anunciar: Os bebês precisam passear muito e os pais não podem esquecer nenhum item importante.
Será que está tarefa é fácil.
Participantes: todos os convidados. Indicado para festas pequenas.
Como brincar: A futura mamãe começa – Eu vou passear com meu bebê e não posso esquecer - fala o nome de um item que começa com letra A e serve para ser levado (assento infantil para carro). A próxima pessoa deve repetir o que foi dito antes e dizer mais uma palavra que começa com a próxima letra do alfabeto. Por exemplo, a terceira pessoa teria que falar - Eu vou passear com meu bebê e não posso esquecer assento infantil para carro, bolsa, carrinho para passeio. E vai assim por diante. O convidado sai do jogo quando não consegue lembrar-se de todos os itens prévios ou demorar mais de 20 segundos para dizer algum item com a sua letra. A última pessoa a sair será o ganhador e merece um presentinho.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Material para reuniões de casais: Dinâmicas.

Material: Flanela e Polidor para Aliança.

Dinâmica: Passar para cada um dos integrantes um pequeno pedaço de flanela e com um pingo de qualquer produto para polir metais ou prata. Pedir aos participantes que fiquem polindo suas alianças. No final, peça para que Ihes mostrem as flanelinhas todas sujas, escuras, pretas com a reação do polidor. Isto serve para mostrar o que o Curso Casados para Sempre pode fazer nos nossos casamentos, ou seja, remover toda sujeira que muitas vezes esta emperrando a vida do casal. Se o casal não estiver usando aliança aproveitar para falar da importância do use da aliança.




Providencie duas caixinhas, uma para ele e outra para ela.

Dentro delas coloque separadamente os temas ou aifrmações ( abaixo)   para ele e para ela.
• Cada pessoa pega um papel com um tema e lê o conteúdo em voz alta.

Naturalmente pode ocorrer um debate sobre os assuntos.

Pode-se abrir espaço para um breve discussão, ou ser de alguma forma escolhido alguém para fazer um comentário, ou aindam, quem lê faz o comentário.

Afirmações ou temas para serem transcritos nos papeizinhos das caixas dela e dele.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ela Precisa - A primeira coisa sem a qual ela não pode ficar - AFETO.
• O afeto é o cimento de um relacionamento.
• Todo homem é capaz de aprender ser afetuoso.
• Sexo começa com afeto.
• Quando se trata de sexo e afeto, não se pode ter um sem o outro.
• O afeto deve ser o ambiente do casamento.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja: A primeira coisa sem a qual ele não pode ficar – BOM SEXO.
• Satisfaça as necessidades do seu cônjuge como você deseja que seu cônjuge satisfaça as suas.
• A mulher deve entender que para o homem sexo é extremamente importante, mais do que para ela.
• O homem dá amor quando quer sexo, a mulher oferece sexo quando recebe amor.
• O sexo é o evento especial do casamento. Estatísticas mostram que 70% das separações tem a ver com problemas na cama.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ela precisa da atenção dele – DIÁLOGO.
• A falta de diálogo causa distanciamento. (Perigo!)
Os homens em geral são muito calados e às vezes gera insegurança na mulher.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja a  companhia dela – COMPANHEIRISMO.
• O casal precisa de compatibilidade no lazer.
• Participem de atividades em que você e seu cônjuge possam divertir-se juntos. Façam coisas juntos.
• O casal que se diverte unido permanece unido.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ela precisa confiar nele – HONESTIDADE E FRANQUEZA
• A honestidade é a melhor política de segurança no casamento.
• Sua esposa precisa te conhecer melhor e antes que qualquer outra pessoa.
• A honestidade pode resgatar seu casamento.
• As mentiras podem destruir lentamente seu casamento.
• Sua esposa deve ser também sua melhor amiga.
Faça da verdade um estilo de vida. Nada a esconder, nada a temer.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja: Uma esposa de boa aparência – UMA MULHER ATRAENTE.
• Quando ela se apresenta bem, ele se sente bem.
• Ser atraente satisfaz uma necessidade dele.
• Ser atraente é o que você faz com o que você tem.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ela precisa: – ESTABILIDADE FINANCEIRA. Dinheiro suficiente para viver com conforto
• Algumas Mulheres casadas se ressentem por ter de trabalhar.
Ela  deve ter o seu dinheiro para gastar livremente, especialmente com seus cuidados pessoais.
• Quando se trata de dinheiro e casamento, menos pode significar mais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja de paz, tranqüilidade – APOIO DOMÉSTICO.
• Alegria no lar: a fantasia de todos os homens.
Lar , um lugar de paz e repouso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ela precisa que ele seja um bom pai – COMPROMISSO COM A FAMÍLIA.
• A esposa precisa de uma unidade familiar forte.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ele deseja que ela se orgulhe dele – ADMIRAÇÃO.
• Admiração é uma necessidade que eles têm.
• Auto-estima geralmente começa em casa.
• Ao lado de todo homem deve haver uma esposa admiradora.