Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Dinâmica para o Halloween nas Escolas

Essa festa tem crescido assustadoramente nas escolas, e a necessidade de se falar dela tem crescido à medida que os cristãos têm se acomodado em sua cultura satanista.
No entanto, é complicado falar de algo tão espiritual às crianças sem que aja algum tipo de comoção, já que religião tem sido algo cada vez mais proibida nas salas de aula em nossa sociedade.
Por isso, sugiro que as professoras promovam um ambiente favorável a se tratar de um assunto tão pertinente neste mês de outubro.

Elabore uma sala escura, onde não haja presença de luz de nenhum tipo e leve as crianças para esse ambiente de modo que percebam a dificuldade de se movimentar num lugar onde não se pode ver onde esta pisando e nem o que tem no ambiente.

Faça as seguintes perguntas:

1 - Você se sente confortável nesse ambiente? Por quê?
2 - Conseguiria me dizer se o ambiente está limpo ou sujo?
3 - Se eu pedisse para procurar alguma coisa no chão, acharia com facilidade? Por quê?
4 - Gostariam de fazer uma brincadeira comigo? (Aguarde a resposta)

Obs: caso não consiga uma sala escura, coloque venda nos olhos das crianças e leve-as a um outro ambiente onde não seja conhecido apara fazer as brincadeiras.

Jogue balas no chão e peça para procurar.

Depois que encontrarem, pergunte como foi a experiência de saber que tinha bala no chão sem poder enxergá-las.

Agora faça a mesma dinâmica dando permissão a apenas uma criança para acender seu celular e procurar as balas sem deixar que as outras crianças as pegue.

Pergunte se achou justo só uma criança poder enxergar as balas usando a luz.

Depois, peça que uma a uma acenda sua lanterna no celular e diga o que aconteceu com o ambiente.

Depois disso, leve as crianças a pensar sobre a necessidade da luz em nossa vida.
E faça uma comparação entre a luz e as trevas.
Pergunte se elas acreditam em anjo da guarda, e fale que existe dois tipos de anjos - os maus e os bons, que trabalham na Terra a fim de promover alegria e choro, saúde e doenças, vida e morte, desespero e paz.
Conte a história por trás do Halloween e pergunte o que eles preferem: Andar na luz, dando força aso anjos da guarda ou na escuridão, dando força aos anjos destruidores.

História do Halloween para crianças.

O Halloween é uma festa muito antiga criada por um povo pagão chamado celtas.
Esse povo cultuava o deus da morte e acreditava que todo dia 31 de outubro, era aberto um portal no céu onde a morte viria buscar pessoas para levar para o outro mundo.
por isso, se vestiam de fantasias como animais, árvores, para tentar enganar o anjo da morte a fim de não serem levados.
Essa cultura foi percorrendo os séculos, países e tem chegado até o Brasil, e muitas pessoas tem cultuado a esse anjo achando que é só uma brincadeira comum.
Mas segundo os celtas, todos que participam estão dando legalidade aos anjos maus de fazer alguma maldade na sua família.
Por isso, foi criado o dia de finados, para poder honrar aqueles que seriam levados pelo anjo da morte no dia 31 de outubro. E ensinaram as crianças a se vestir de bruxas para poder fazer maldade a todo aquele que não lhe desse doces ou guloseimas.
Essa tradição promove as trevas e não a luz, e nós sabemos que todo aquele que anda na escuridão está propenso a cair e se machucar, pois não consegue enxergar os perigos.

A luz simboliza tudo o que é bom:
a verdade, a paz, a alegria, a bondade, a ajuda ao próximo, o perdão.
Mas a escuridão, simboliza tudo o que é mal.
A mentira, o roubo, a tristeza, a briga, a morte.

Escolha a luz em sua vida, pois a medida que você faz o bem, dá armas aos anjos bons para lutar a seu favor lhe protegendo os anjos maus.
Mas a medida que fazemos coisas ruins, damos armas aos anjos maus de continuarem promovendo a maldade no mundo.

Que tipo de mundo você deseja?

Então que tipo de anjo você quer ao seu lado?

Então o que você precisa fazer para fortalecer o anjo da guarda e destruir os anjos maus?

deixe que as crianças respondam.



Chá de Panela da Simone

Ilustrando o Casamento com os Utensílios de Cozinha

A oradora fala:

Vejam que dentre tantos detalhes deste chá, o mais importante são as lições especiais que vocês podem guardar. Num chá de panela alguns objetos são indispensáveis como: o garfo, a faca, a colher, o prato, o copo, o alimento, a espátula, o guardanapo e uma balança. (enquanto a oradora vai citando o nome dos objetos, as pessoas vão se movimentando para a plateia com o objeto)

GARFO: Tem a função de pegar o alimento com precisão e segurar com firmeza na hora de fazer o corte. No casamento, a mulher precisa estar pronta para apoiar seu esposo na hora da adversidade. Ela segurará com firmeza as emoções para que não aja ferimentos. Pois acredite, a mulher sábia edifica uma casa, mas a tola a destrói.

FACA: Apesar de ter sua utilidade, pode ser letal. No casamento existe a necessidade de se cortar tudo o que não edifica. Filipenses 4:8, diz que devemos pensar em tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama. Então seja sábia e corte da sua relação tudo aquilo que pode provocar palavras que firam o seu cônjuge ou gerar a morte do casamento.

COLHER: Serve para mexer e juntar o alimento. A lição que você deve aprender é que, a mulher deve agir promovendo união, juntando, nunca separando. Seja leve e promova em seu lar um ambiente onde seu esposo queira sempre estar.

PRATO: O prato é tão necessário quanto os talheres. Sua função é armazenar o alimento que sustentará o corpo por um período de tempo, trazendo toda vitamina necessária para se obter saúde. Como esposa, armazene em sua dispensa (memórias) somente aquilo que dê pra fazer ótimos pratos (momentos) e jogue fora tudo que estiver fora da validade (ressentimentos) para não causar uma intoxicação alimentar.

COPO: Os copos ao serem colocados à mesa devem estar vazios, para só então serem preenchidos. Conhecemos a necessidade da mulher se esvaziar quando o marido chega, da sua necessidade de falar tudo o que viveu durante o dia. Mas esteja apta a ouvir, disponha-se a deixar que o marido também encontre em você um lugar onde possa esvaziar seus anseios.

ALIMENTO: A alimentação é a parte mais importante do nosso dia. Não adianta ter uma bela mesa se a comida não for boa. Á mesa, evite levar conversas que traga indigestão. Que seja sempre leve, saboroso e bom o suficiente para que ambos queiram repetir o momento todos os dias.

ESPÁTULA: Ela nos lembra a sobremesa, sempre bem-vinda, recebida com expectativa. Que sua presença como mulher, seja sempre uma surpresa para o seu marido. Um doce predileto, que lhe dê prazer diário. Mas lembre-se, a moderação também produz saúde. Não seja melada demais para que não produza diabetes. Encontre a dose certa que produza expectativa e não enjoo.

GUARDANAPOS: Qual será a lição que o guardanapo dá? Seu uso é claro, limpar aquilo que estiver sujo. Assim seja sua disposição em deixar sempre o ambiente limpo e favorável. Não desperdice tempo com sentimentos que queiram manchar seu relacionamento. Limpe tudo no exato momento que pintar a sujeira e verá que seu lar será sempre um ambiente saudável e acolhedor.


Dinâmica Coletiva - O garfo


Objetivos:
Entrosar e divertir os participantes

Material
Colheres e garfo descartável.

Como brincar:
Distribua colheres para todos os participantes, mas um deles ficará com o garfo. Escolha alguém fazer a leitura de Provérbios 31, sendo que o nome da noiva substituirá o da mulher virtuosa, todas devem passar suas colheres ou o garfo para a pessoa que está à direita, quando o nome da noiva for falado. No final do texto quem estiver segurando o garfo é a vencedora e poderá receber um prêmio.

Sugestões de prêmios:
• Chaveiros Mini Bíblia
• Marcadores de livros com belas mensagens
• Bloquinhos de anotações
• Medalhinhas (para grupos católicos)


Dinâmica Coletiva - Classificados


Entregue a cinco convidadas uma folha de papel contendo no topo um espaço em branco seguido de "a venda" : ____________ à venda.

A organizadora deve pedir para que cada uma preencha o campo vazio com o nome de algo que tem encostado em casa, sem uso ou que gostaria de vender: meias velhas, animal de estimação, joias, etc. Ao escolher, a pessoa deve montar um pequeno anuncio descrevendo as qualidades do produto e seu estado de conservação. Quando todas finalizarem a tarefa, peça para que formem uma roda e ao ler os seus anúncios, sempre que aparecer o nome do seu produto, elas devem substituir pelo nome do noivo.


Dinâmica para a Noiva – Cheiro de Cozinha


Coloquei em recipientes separados temperos diferentes e tampei. Pedi à noiva para que cheirasse e descobrisse o que é. Eu usei cominho, canela em pau, sal, folha de louro, colorau, cebola e alho.
A cada acerto, as amigas gritam “Já pode casar”.
Mas a cada erro gritarão – “Coitado do Wellington”.


Dinâmica - Caixa de Pandora


Embrulhei algum brinde em uma caixa. Expliquei que vai passar uma música e, na hora em que a música parar, quem estivesse com a caixa na mão teria que abri-la e usar o que tinha ali até o final da festa. Ao falar isso, dei uma risadinha. Ninguém queria ficar com a caixa depois desta risadinha... Dentro da caixa coloquei um baby-doll e a frase – Usa ou Passa? É claro que todas desejarão passar, então quando tiver feito umas 8 vezes, elas serão levadas a desejar entregar a noiva como um presente de casamento do chá de panela.


Dinâmica Final - Estilistas


As madrinhas da noiva presente, deverão preparar a noiva para o casamento usando apenas durex e papel higiênico. Com esses materiais, deverão fazer o vestido, o buquê e a grinalda para que todas presentes no chá, tirem uma foto de recordação com a noiva.
Tempo estimado: 5 minutos.