O Dia da Bíblia foi instituído na Grã-Bretanha em 1549 pelo bispo Tomás Cranmer, que foi arcebispo de Cantuária, líder da Igreja Anglicana durante o reinado de Eduardo VI, filho do Reformador Henrique VIII; cujo propósito era motivar as pessoas a lerem a Bíblia.
Aqui no Brasil, foi instituído pelos missionários americanos em 1850, mas oficializado no calendário brasileiro apenas em 20o1, pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, que sancionou a Lei nº 10.335 no dia 19 de dezembro oficializando, em todo o território nacional, o Dia da Bíblia sendo todo 2º domingo de dezembro de cada ano.
Corinhos:
1 – Eu lutarei e vencerei o inimigo
2 – Livros da Bíblia
Desafio:
1 - Desafiar alguém a cantar um hino que seja um salmo
2 - Desafiar alguém a declamar João 3:16
3 - Desafiar alguém a dizer quais são as armaduras de Deus
· Dinâmica: Descubra o nome do livro - Fazer uma fila com quem quiser participar. A pessoa fala um livro, se estiver na lista, ganha a guloseima representada pelo número em que o livro está sequenciado. Cada guloseima tem uma curiosidade a respeito do livro que deverá ser lida em voz alta.
1 – Obadias 4 – Ageu 7 – Filemon 10 - Levíticos
2 – Amós 5 – Zacarias 8 – Judas 11 - Oseias
3 – Habacuque 6 – Tito 9 – Colossenses 12 – Miqueias
1 - O livro de OBADIAS leva o nome do seu profeta, que era mordomo pessoal do rei Acabe, escrito no século VII a.C, contra o povo de Edom. É o menor livro do Antigo Testamento.
2 - Contemporâneo de Isaías, AMÓS era um boiadeiro e agricultor do reino Sul trazendo uma profecia ao reino Norte de Israel no século VIII por causa do pecado de seus governantes.
3 - Contemporâneo de Naum, Sofonias e Jeremias, HABACUQUE registra suas frustrações pela aparente indiferença de Deus com respeito ao reino sul no século VII a.C.
4 - As profecias de AGEU foram muito importantes para o povo judeu se motivar a reconstruir a cidade de Jerusalém e o Templo, após sua libertação exílio da Babilônia. Foi contemporâneo de Esdras e Neemias.
5 - O profeta ZACARIAS nasceu em uma família de sacerdotes ainda na Babilônia, estando entre os cinquenta mil exilados que retornaram do exílio babilônico após a permissão do rei Ciro e começou a profetizar 2 meses depois de Ageu ao povo judeu.
6 - TITO foi um dos companheiros do apóstolo Paulo e um dos líderes mais importantes no início da Igreja Primitiva, a quem Paulo escreve a carta que leva o seu nome no ano 65 d.C.
7 - O livro que leva o nome de FILEMON na verdade é uma carta escrita por Paulo para tratar de um escravo fujão chamado Onésimo, agora convertido a Cristo. Paulo incentiva Filemon a perdoá-lo e recebe-lo como irmão.
8 - A epístola que leva o nome de JUDAS foi endereçada aos cristãos fiéis, que sofriam com alguns mestres ímpios que haviam se infiltrado na igreja. Judas era irmão de Jesus, filho de Maria e José e irmão de Tiago, que também escreveu uma epístola que leva o seu nome.
9 - A epístola de COLOSSENSES é um mini-curso de ética, abordando todas as áreas da vida cristã. Escrito por Paulo a igreja de Colossos, com a finalidade de derrotar a heresia que tinha surgido na igreja quanto a divindade da Cristo.
10 - O livro de LEVÍTICOS é um manual escrito por Moisés ao seu irmão Arão e a toda sua descendência, a respeito das leis e deveres dos sacerdotes e levitas, pela responsabilidade que possuíam de ensinar o povo a obedecer a Deus e vier em santidade.
11 - A história de OSEIAS é retratada como sinal profético do amor de Deus por seu povo infiel, que desposa uma prostituta. Ao olhar para Oséias de braço dado com aquela que não merecia seu amor, o povo de Israel é chamado a se lembrar do amor incondicional de Deus por eles.
12 - MIQUEIAS foi um profeta contemporâneo a Isaías. A diferença entre eles era que enquanto ele profetizava para o povo, Isaías estava no palácio falando aos reis.
* Distribuir aos presentes, uma folha contendo uma pesquisa de satisfação, para que possam analisar a EBD do ano que finda e ajudar a melhorar a EBD do ano que iniciará:
1 - Qual turma você participa?
2 - Durante o ano, o professor colocou com clareza o assunto da aula?
3 - O conteúdo apresentado foi relevante para o seu aprimoramento espiritual?
4 - O professor demonstrou segurança em relação ao conteúdo da aula?
5 - Você se sentiu à vontade para expor suas dúvidas durante as aulas?
6 - Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação:
* Homenagear os alunos que menos faltaram durante o ano.
* Fazer um café da manhã para todos terem um momento de comunhão.