O chá-de-bênçãos pode ser uma reunião feminina ou mista onde a noiva ou o casal recebe os amigos para compartilhar textos e mensagens edificantes, trocar conselhos sobre a vida a dois e participar de brincadeiras saudáveis e divertidas.
O objetivo dessa festa não é arrecadar utensílios para a cozinha da noiva, mas confraternizar com os amigos da igreja, grupo de jovens ou outro grupo do qual os noivos participam.
O chá-de-cozinha ou chá-de-panela poderá ser feito em uma outra data para um grupo maior que inclui amigas e parentes da noiva. Neste caso, as brincadeiras mais diversificadas servirão para entrosar as participantes sem que as convidadas de outras religiões se sintam deslocadas.
DICAS PARA QUEM VAI ORGANIZAR UM CHÁ-DE-BÊNÇÃOS
Quem organiza
Pode ser organizado pelos próprios noivos ou pelos amigos do casal.
Dia e Horário
De um mês a vinte dias antes do casamento, preferencialmente em um final de semana.
O ideal é que seja feito no período da tarde, a partir das 14h.
Local
A casa da noiva, do noivo, de um dos amigos, o salão da igreja ou o salão de festas do prédio.
Convites
Como este chá ainda é uma novidade, vocês poderão desenvolver os próprios convites em um programa gráfico, encomendá-los com um amigo designer ou criá-los de forma artesanal.
Caso os convidados sejam um pequeno grupo com o qual os noivos estão sempre em contato, os convites podem ser feitos pessoalmente.
Não se esqueçam de pedir para que todos levem suas Bíblias que serão utilizadas nas leituras e em algumas brincadeiras.
Se houver pessoas que tocam violão, peçam para levá-lo também.
O que servir
Para descomplicar o serviço prefiram coisas simples que os convidados possam comer com as mãos sem o uso de talheres ou pratos. Salgadinhos, tortas, canapés, docinhos, mini sanduíches, etc. Sanduíches de metro são uma outra opção bem prática. Para beber, refrigerantes e água.
Providenciem copos, guardanapos e, se houver bolo, uma faca, pratinhos e garfinhos.
Para definir quem leva o que, vocês terão três opções:
1- Os noivos providenciam tudo.
2- Os organizadores pedem para que cada um dos amigos ou cada casal traga um prato de doce ou salgado. Os noivos ficarão encarregados das bebidas e do material necessário para servir.
3- Os organizadores arrecadam uma pequena contribuição dos participantes para providenciar os doces e salgados. Os noivos oferecem as bebidas e o material necessário para servir.
DECORAÇÃO
Como essa é uma reunião descontraída e informal, não é necessário haver uma decoração elaborada.
Caso a noiva queira dar um toque pessoal, ela poderá forrar a mesa onde ficarão os salgados com uma bonita toalha branca e colocar um arranjo de flores no centro ou pequenos arranjos ao longo da mesa. Os salgadinhos e doces que forem trazidos em embalagens de plástico ou de papel poderão ser dispostos em pratos de louça ou vidro para uma melhor apresentação.
BRINCADEIRAS
Escolham as brincadeiras com antecedência de acordo com o tipo de grupo que irá participar (apenas mulheres, homens e mulheres, jovens e senhoras, grupo misto, etc).
Não esqueçam de levar para o local da festa todo o material que será usado nas brincadeiras.
SUGESTÃO DE SEQUÊNCIA
• Comecem com as brincadeiras impressas mais tranquilas para entrosar os participantes.
• Em seguida serão feitas algumas leituras, um bate papo sobre o casamento e a vida a dois, etc.*
• Se alguém souber tocar violão a festa pode ficar ainda mais animada.
• Passem para as brincadeiras mais dinâmicas.
• Encerrem a reunião com uma oração pedindo bênçãos para o novo casal.
* Para que esta parte se torne mais divertida, veja algumas sugestões de brincadeiras:
{Conselho de amigo}
Brincadeira para:
chá-de-bênçãos
Objetivos:
Entrosar os participantes e encorajá-los a falar
Como brincar:
Forma-se uma roda e a organizadora coloca uma garrafa de refrigerante vazia deitada no centro. Dá-se início à atividade fazendo a garrafa girar rapidamente. Quando ela parar, a pessoa para qual ela está apontando deverá dizer algumas palavras de encorajamento ao casal, ler um versículo bíblico relacionado ao tema da reunião ou dar um conselho que pode ser útil para a vida a dois. Continuem até que todos tenham participado.
{Será que é verdade?}
Brincadeira para:
chá-de-bênçãos
Objetivos:
Entrosar e divertir os participantes
Como brincar:
Cada convidado deve compartilhar com o grupo dois fatos pouco conhecidos da sua vida, sendo que apenas um realmente aconteceu. A pessoa que estiver sentada à direita deve dizer qual deles é verdade e qual é nunca aconteceu. Continuem até que todos tenham participado.
A organizadora pode orientar os participantes a contar fatos relacionados ao tema namoro e casamento para que possam servir de conselho ou alerta para os demais.
{O garfo}
Brincadeira para:
chá-de-bênçãos
Objetivos:
Entrosar e divertir os participantes
Como brincar:
Distribua colheres para todos os participantes, mas um deles ficará com o garfo. Escolha alguém para iniciar a leitura de uma mensagem ou texto, sendo que cada vez que for lida uma palavra que comece com uma letra predeterminada (por exemplo, "R"), todas devem passar suas colheres ou o garfo para a pessoa que está à direita. No final do texto quem estiver segurando o garfo é o vencedor e poderá receber um prêmio.
Sugestões de prêmios:
• Chaveiros Mini Bíblia
• Marcadores de livros com belas mensagens
• Bloquinhos de anotações
• Medalhinhas (para grupos católicos)
PRESENTES
A noiva não deve pedir presentes ou elaborar uma lista para o chá-de-bençãos, a menos que decida aproveitar para fazer também o chá-de-cozinha na mesma ocasião. Neste caso, as sugestões para a lista seriam as mesmas que se encontram na página chá-de-cozinha.
Não recomendamos fazer os dois juntos porque:
1- O noivo, os amigos dele e os amigos do casal seriam excluídos dessa reunião, já que o chá-de-cozinha é uma festa apenas para mulheres.
2- As amigas e parentes da noiva que não partilham da mesma fé poderiam se sentir deslocadas na hora das leituras, músicas e orações.
Sendo assim, melhor seria fazer duas festas diferentes para que todos possam se divertir e nenhuma amiga ou amigo seja excluído. Nada impede que as amigas convidadas para o chá-de-bênçãos sejam convidadas também para o chá-de-cozinha. A noiva ou as organizadoras poderão escolher brincadeiras diferentes para as duas ocasiões.
Caso os noivos decidam que não querem fazer duas festas, uma outra opção seria fazer um chá-bar alternativo, onde os presentes para o bar do casal seriam substituídos por outros mais úteis. Neste caso, vocês podem incluir apenas algumas atividades do chá-de-bênçãos na reunião, de forma que os amigos que são de outras religiões e os que não tem religião também possam aproveitar a festa.
OUTRAS DICAS
Gravem um ou mais CDs com uma seleção de músicas. Algumas apenas para som ambiente e outras que poderão ser usadas nas brincadeiras.
Caso algum convidado não queira participar das brincadeiras, não insistam. Cada um tem os seus motivos e o mais importante é respeitar as pessoas.
Esta atividade pode ser adaptada também para outros grupos religiosos e outras ocasiões, alterando-se os textos para leitura, os prêmios das brincadeiras, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário