Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

QUAL A SENHA?

MATERIAL: 10 Faixas de papel com 10 cm de largura (uma por pessoa) e canetas hidrocor.

OBJETIVO: Quebra-gelo. Testa o quanto o casal se conhece.

DESENVOLVIMENTO:
- Pedir 5 casais (ou mais, conforme o tempo disponível) que venham à frente, separando os homens das mulheres. Pedir aos casais que pensem, apenas pensem e não falem uma palavra que seja muito especial para ambos, algo que marcou o casamento. Esta palavra seria a senha para abrir o arquivo chamado “Nossa História”. Cada um vai tentar descobrir a palavra que o outro pensou.
- Pedir aos casais que escrevam a senha em grandes letras de forma na faixa. Separar os casais para que o cônjuge não veja. Pedir ao marido dela que fique de frente para a platéia. Mostre a senha por trás dele, de forma que só ele não leia (ou projete a palavra na parede usando um projetor).
- Para ajudá-lo a descobrir, a esposa vai fazer apenas uma pergunta, que é a dica da senha.

Exemplos:
– Qual a senha para abrir seu coração? Ou…
– Qual a senha que resume nossa história? Ou…
- Qual senha é o segredo da nossa felicidade?
- Se o marido acertar será aplaudido. Após, será a vez da esposa tentar descobrir que palavra ele pensou.
- Opcional: os casais que tiverem mais acertos ganham um brinde.

MINISTRAÇÃO: Se o seu companheiro ou companheira não descobriu a palavra que você pensou, não fique desapontado. Nem sempre aquilo que nos parece óbvio está óbvio para o outro. Há casais que se entendem apenas com o olhar. Há outros que tem dificuldade na comunicação. É sinal que precisam investir mais no diálogo e assim evitar muitos mal entendidos no relacionamento.

MATERIAL: Meia folha de papel e caneta.

OBJETIVO: Quebra-gelo. Melhorar o conhecimento entre o casal e do grupo.

DESENVOLVIMENTO: Vamos fazer um teste para saber o quanto vocês se conhecem. Vocês não podem ver a resposta um do outro, por isso agora vão se separar no mínimo 2 metros. Escreva o que lhe for pedido em relação ao seu cônjuge, aquilo que é característico dele ou dela, que o identifica. Porém tem que ser rápido, escreva a primeira palavra que lhe vier à mente. Você tem 10 segundos para cada palavra. Numere a folha de 1 a 7. Escreva o que acha que seu cônjuge responderia:
1- Comida
2- Lugar
3- Lazer
4- Medo
5- Paixão
6- Irritação
7- Especial

- Chamar 5 casais voluntários para apresentar suas respostas (esta quantidade pode variar conforme o tempo disponível).
- Primeiro a mulher diz sobre si mesma qual teria sido sua resposta ao 1º item e o marido diz o que escreveu sobre ela, e assim a cada item. A cada acerto ele faz um ponto. Depois troca.
- Somar os pontos de cada um para saber quem conhece melhor o outro.
- Opcional: Somar a pontuação total do casal e dar um brinde aos de maior pontuação.

AVALIAÇÃO:

- Pedir aos demais casais que se juntem novamente e dar alguns minutos para avaliarem as respostas um do outro.
Perguntar:
- Há alguém que não acertou nada?
- Há alguém que acertou tudo? Aplausos…
- Alguém se surpreendeu com as respostas do cônjuge e quer comentar?

MINISTRAÇÃO: Em alguns casos a convivência não é suficiente para conhecer bem o outro, pois há pessoas que, para evitar o mal estar das discussões, omitem suas opiniões e sentimentos. Principalmente as mulheres fazem isto, mas há homens que também agem assim. Ao contrário do que pensam os bem intencionados, esta atitude mais atrapalha o relacionamento do que ajuda, pois quando sufocamos as emoções vai se formando uma pressão interna que provavelmente virá à tona em forma de explosão. Ou estes sentimentos vão sendo enterrados cada vez mais fundo até o ponto de não restar nem os sentimentos positivos e o casamento acaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário