Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Chá de Panela da Simone

Ilustrando o Casamento com os Utensílios de Cozinha

A oradora fala:

Vejam que dentre tantos detalhes deste chá, o mais importante são as lições especiais que vocês podem guardar. Num chá de panela alguns objetos são indispensáveis como: o garfo, a faca, a colher, o prato, o copo, o alimento, a espátula, o guardanapo e uma balança. (enquanto a oradora vai citando o nome dos objetos, as pessoas vão se movimentando para a plateia com o objeto)

GARFO: Tem a função de pegar o alimento com precisão e segurar com firmeza na hora de fazer o corte. No casamento, a mulher precisa estar pronta para apoiar seu esposo na hora da adversidade. Ela segurará com firmeza as emoções para que não aja ferimentos. Pois acredite, a mulher sábia edifica uma casa, mas a tola a destrói.

FACA: Apesar de ter sua utilidade, pode ser letal. No casamento existe a necessidade de se cortar tudo o que não edifica. Filipenses 4:8, diz que devemos pensar em tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama. Então seja sábia e corte da sua relação tudo aquilo que pode provocar palavras que firam o seu cônjuge ou gerar a morte do casamento.

COLHER: Serve para mexer e juntar o alimento. A lição que você deve aprender é que, a mulher deve agir promovendo união, juntando, nunca separando. Seja leve e promova em seu lar um ambiente onde seu esposo queira sempre estar.

PRATO: O prato é tão necessário quanto os talheres. Sua função é armazenar o alimento que sustentará o corpo por um período de tempo, trazendo toda vitamina necessária para se obter saúde. Como esposa, armazene em sua dispensa (memórias) somente aquilo que dê pra fazer ótimos pratos (momentos) e jogue fora tudo que estiver fora da validade (ressentimentos) para não causar uma intoxicação alimentar.

COPO: Os copos ao serem colocados à mesa devem estar vazios, para só então serem preenchidos. Conhecemos a necessidade da mulher se esvaziar quando o marido chega, da sua necessidade de falar tudo o que viveu durante o dia. Mas esteja apta a ouvir, disponha-se a deixar que o marido também encontre em você um lugar onde possa esvaziar seus anseios.

ALIMENTO: A alimentação é a parte mais importante do nosso dia. Não adianta ter uma bela mesa se a comida não for boa. Á mesa, evite levar conversas que traga indigestão. Que seja sempre leve, saboroso e bom o suficiente para que ambos queiram repetir o momento todos os dias.

ESPÁTULA: Ela nos lembra a sobremesa, sempre bem-vinda, recebida com expectativa. Que sua presença como mulher, seja sempre uma surpresa para o seu marido. Um doce predileto, que lhe dê prazer diário. Mas lembre-se, a moderação também produz saúde. Não seja melada demais para que não produza diabetes. Encontre a dose certa que produza expectativa e não enjoo.

GUARDANAPOS: Qual será a lição que o guardanapo dá? Seu uso é claro, limpar aquilo que estiver sujo. Assim seja sua disposição em deixar sempre o ambiente limpo e favorável. Não desperdice tempo com sentimentos que queiram manchar seu relacionamento. Limpe tudo no exato momento que pintar a sujeira e verá que seu lar será sempre um ambiente saudável e acolhedor.


Dinâmica Coletiva - O garfo


Objetivos:
Entrosar e divertir os participantes

Material
Colheres e garfo descartável.

Como brincar:
Distribua colheres para todos os participantes, mas um deles ficará com o garfo. Escolha alguém fazer a leitura de Provérbios 31, sendo que o nome da noiva substituirá o da mulher virtuosa, todas devem passar suas colheres ou o garfo para a pessoa que está à direita, quando o nome da noiva for falado. No final do texto quem estiver segurando o garfo é a vencedora e poderá receber um prêmio.

Sugestões de prêmios:
• Chaveiros Mini Bíblia
• Marcadores de livros com belas mensagens
• Bloquinhos de anotações
• Medalhinhas (para grupos católicos)


Dinâmica Coletiva - Classificados


Entregue a cinco convidadas uma folha de papel contendo no topo um espaço em branco seguido de "a venda" : ____________ à venda.

A organizadora deve pedir para que cada uma preencha o campo vazio com o nome de algo que tem encostado em casa, sem uso ou que gostaria de vender: meias velhas, animal de estimação, joias, etc. Ao escolher, a pessoa deve montar um pequeno anuncio descrevendo as qualidades do produto e seu estado de conservação. Quando todas finalizarem a tarefa, peça para que formem uma roda e ao ler os seus anúncios, sempre que aparecer o nome do seu produto, elas devem substituir pelo nome do noivo.


Dinâmica para a Noiva – Cheiro de Cozinha


Coloquei em recipientes separados temperos diferentes e tampei. Pedi à noiva para que cheirasse e descobrisse o que é. Eu usei cominho, canela em pau, sal, folha de louro, colorau, cebola e alho.
A cada acerto, as amigas gritam “Já pode casar”.
Mas a cada erro gritarão – “Coitado do Wellington”.


Dinâmica - Caixa de Pandora


Embrulhei algum brinde em uma caixa. Expliquei que vai passar uma música e, na hora em que a música parar, quem estivesse com a caixa na mão teria que abri-la e usar o que tinha ali até o final da festa. Ao falar isso, dei uma risadinha. Ninguém queria ficar com a caixa depois desta risadinha... Dentro da caixa coloquei um baby-doll e a frase – Usa ou Passa? É claro que todas desejarão passar, então quando tiver feito umas 8 vezes, elas serão levadas a desejar entregar a noiva como um presente de casamento do chá de panela.


Dinâmica Final - Estilistas


As madrinhas da noiva presente, deverão preparar a noiva para o casamento usando apenas durex e papel higiênico. Com esses materiais, deverão fazer o vestido, o buquê e a grinalda para que todas presentes no chá, tirem uma foto de recordação com a noiva.
Tempo estimado: 5 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário