O CAMINHO
Reflexão – “O Caminho”
Sabemos que neste mundo há caminhos diferentes; caminhos do bem, caminhos do mal, caminhos de vida, caminhos de morte. Nossa vida neste mundo é uma caminhada, e os pais precisam ensinar os filhos a andarem em caminhos certos que o conduzirão a um lugar seguro.
Hoje, vamos refletir nos seis primeiros passos que os pais devem dar para que seus andem em caminhos seguros.
Vejamos:
1. CONHECER O CAMINHO. João 14.6.
Quando alguém nos pede uma informação a respeito onde fica uma determinada rua, só conseguimos informar se conhecer o caminho que leva até aquele local; os pais precisam conhecer o caminho, para poderem ensinar o caminho certo
seus filhos. E o caminho certo é este: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim”.
2. ORAR PELO FILHO E COM O FILHO 1SAMUEL1.4,27
Muitos pais querem ensinar seus filhos o caminho sem orar. Isto é trágico, pois é através da oração que pedimos a Deus a sabedoria que precisamos para instruir a criança . Existem pais que oram pelos filhos, mas nunca oram juntos, e assim vão crescendo sem saber orar, e sem crer no poder da oração, 1Samuel 1.26,27.
3. LEVAR O FILHO À CASA DO SENHOR. 1 SAMUEL 1.24.
Há pais que, quando os filhos estão pequenos, acham que não é tão necessário levá-los á igreja, e por isso tem causado grandes prejuízos para muitos lares e igrejas, pois os filhos crescem e aprendem outros caminhos, menos o da igreja. Lembre-se de que são os colégios que se formam médicos, professores. Engenheiros, etc., mas na casa de Deus que se forma um verdadeiro cristão, 1 Samuel 1. 24.
4. LER A BÍBLIA COM O FILHO. SALMOS 119.105
Hoje em dia as crianças, cada vez mais novos, estão indo para o colégio, muitos livros vão passar por suas mãos para serem lidos, mas antes de irem para um colégio, as crianças devem saber que a Bíblia é o livro dos livros porque é a palavra de Deus.
5. CONTRIBUIR PARA O FILHO NÃO SE DESVIAR DO CAMINHO. DEUTERONÔMIO 11.18,20
Instrui a criança no caminho que deve andar não é algo que se faz só num dia, mas em todos os dias. Os pais devem viver de tal maneira que a criança sinta cada vez mais segurança de que está no caminho certo. Muitos aparentemente agem de forma correta, mas quando chega na hora de serem exemplos, colocam tudo a perder. Às vezes falam mal da igreja, do pastor, dos irmãos, vivem mal com os vizinhos, contam piadas, falam palavrões... Pais que agem desta forma não estão contribuindo para que seu filho permaneça no caminho, Deuteronômio 11.18,20.
6. ANDAR JUNTO COM O FILHO NESTE CAMINHO.
Na nossa rua vemos muitos pais que querem ter filhos bons, bem orientados, mas não querem pagar o preço. Mandam seus filhos sozinhos para a igreja e bem é muito triste e desanimador, para uma criança, andar no caminho com Jesus sem a presença dos pais juntos deles.
CONCLUINDO. Quando começam dar seus passinhos, os filhos confiam totalmente nos pais para segurá-los no momento certo. Assim é, também, na vida espiritual, quando começam a dar seus primeiros passos para Jesus. Nós, pais, precisamos estar juntos deles para orientá-los, ensiná-los e orar a Deus que firme a fé e guie seus passos sempre no caminho do céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário