Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mães Bíblicas

A seguir apresentamos a história bíblica de algumas mães e seus filhos. As pessoas que representarão as mães podem decorar o texto ou apenas passar pelo púlpito, enquanto um narrador fala. Cada mãe pode estar vestida à moda oriental dos antigos israelitas. No final, todas as mães sobem ao púlpito com seus filhos. Então uma mãe atual entra com seu filho e colocam-se ao centro da cena, enquanto é feita a conclusão.


JOQUEBEDE, MÃE DE MOISÉS
Joquebede (entra com Moisés em uma cesta): Eu era uma escrava. Meu destino na vida era humilde, e minha carga, pesada. Eu sabia que meu filho ficaria apenas algum tempo sob meus cuidados e passaria a estar com aqueles que não conheciam a Deus. Então esforcei-me com fervor para unir sua alma com o Céu; procurei implantar em seu coração o amor e a lealdade a Deus. Toda a vida de Moisés, a grande tarefa que cumpriu como chefe de Israel, testificam da importância da obra de uma mãe que teme a Deus. Não há outra tarefa que possa se igualar a esta.


ANA, MÃE DE SAMUEL
Ana: Eu orei e confiei em Deus; e através de meu filho Samuel dei a Israel um tesouro preciosíssimo: um homem útil, com um caráter bem formado e firme como uma rocha, respeitador de princípios. Meu coração de mãe se encheu de alegria e sobretudo de gratidão a Deus. Cada ano eu lhe fazia uma túnica para o serviço. Cada fio dessa pequena veste era tecido com uma oração para que Samuel fosse puro, nobre e verdadeiro! Não pedi para meu filho grandezas mundanas, e tive uma grande recompensa.


ISABEL, MÃE DE JOÃO BATISTA
Isabel: Fui a mãe do precursor de Jesus. Sim, João Batista era a voz que clamava no deserto. Ele preparou o caminho do Senhor. Eu vivia em uma região desolada, em meio de áridas colinas, ásperos barrancos e cavernas de pedra. Mas, desde sua infância, ensinei João a colocar os olhos na missão que lhe fora confiada. Ensinei-lhe a desconfiar de suas forças para resistir à tentação; ajudei-o a fugir do constante contato com o pecado. Fui uma mãe amiga e conselheira.


MARIA, MÃE DE JESUS
Maria: Deus me escolheu para que fosse a mãe de Seu amado filho. Compreendi que sobre mim pesava uma grande responsabilidade. Mas minha resposta foi: "Eis aqui a serva do Senhor, cumprase em mim conforme a tua palavra". Orei com fervor, buscando sempre a sabedoria divina para guiar corretamente meu filho, sempre consciente da grande obra que ele haveria de cumprir. Fui uma mãe exemplar e digna de imitação.


EUNICE, MÃE DE TIMÓTEO
Eunice: Fui uma mãe piedosa e crente. Minha fé na Bíblia foi, para meu filho Timóteo, uma lembrança constante da bênção que existia em fazer a vontade de Deus. As Sagradas Escrituras eram minha norma de vida. O poder espiritual das lições que dei a Timóteo o mantiveram puro no falar e separado das influências satânicas que o rodeavam. Cooperei com Deus na preparação de Timóteo para a obra santa do ministério.


CONCLUSÃO

A toda mãe se confiam oportunidades de valor inestimável e interesses infinitamente valiosos. O humilde conjunto de deveres que as mulheres chegam a considerar como uma tarefa entediante deve ser olhado como uma obra nobre e grandiosa. A mãe tem o privilégio de beneficiar ao mundo por sua influência, e ao fazê-lo, trará alegria ao próprio coração; pode traçar sendas retas para os pés de seus filhos, que os levarão a gloriosas alturas celestiais. Mas só ao procurar seguir em sua própria vida o caminho e os ensinamentos de Cristo, pode a mãe ter a esperança de formar o caráter de seus filhos de acordo com o modelo divino. Disse o Senhor: "Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá". Meu querido jovem, ame e honre sua mãe para que se prolonguem os seus dias aqui na terra e também no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário